• Gatya Sol

Até onde os homens são culpados pela perda de interesse sexual da parceira?



Um problema comum que afetam as mulheres é a perda do interesse sexual. As causas podem ser atribuídas a vários fatores, e uma dúvida que paira no ar é sempre qual o grau de culpa dos homens que têm suas parceiras desinteressadas no sexo?

É importante lembrar que, em se tratando de sexo, as mulheres ganharam espaço, podendo opinar e entender o que é uma relação sexual satisfatória ou não. Já era o tempo em que as mulheres só serviam como objeto de prazer ou fins reprodutivos. Elas agora têm voz ativa para definir suas escolhas sexuais, e esta postura também pode influenciar na perda do interesse pelo sexo.

Quais as causas que podem fazer uma mulher perder interesse pelo sexo?

Alguns casos podem estar relacionados a questões físicas. Mulheres em períodos de alteração hormonal podem apresentar falta de libido. A descoberta de diagnósticos de DSTs recentes também podem ocasionar falta de interesse, e até mesmo, mulheres que em algum momento tiveram experiências como relações sexuais não consensuais podem desenvolver a falta de interesse pelo sexo. Fatore emocionais como ansiedade, estresse, filhos também podem desencadear estas condições.

Situações rotineiras podem também desencadear a perda de interesse da mulher pelo sexo, como acontecer sempre em mesmo horário, dia, lugar, o que faz com que a prática sexual se torne algo mecânico e não um momento de carinho e prazer entre os parceiros.

E até onde está a responsabilidade dos homens?

Muitos homens não possuem um nível de sensibilidade adequado para entender que as mulheres podem não estar felizes com a vida sexual atual, e não buscam uma inovação, um diferencial para agradar suas parceiras. Em contrapartida, as mulheres não falam abertamente sobre a vida sexual com seus parceiros, seus desejos, o gostaria que fosse mudado. Nestes casos, podemos entender que a parcela de culpa pode estar equitativa para ambos. É claro que em casos atípicos como relacionamentos abusivos por parte dos parceiros, fica evidente a causa da falta de interesse pelo sexo. Mas é curioso notar que, mesmo nestes casos, quem deve busca a mudança da situação é própria mulher, que deve procurar trabalhar a autoestima e fazer escolhas que vão beneficia a ela mesma.

O Tantra e o tratamento para a falta de interesse sexual

Geralmente o tratamento para os problemas de perda de interesse sexual são através de terapias convencionais, terapias de casais e terapias sexuais. O Tantra permite ao casal se conhecer, conhecer o próprio corpo e canalizar a energia sexual, além de ensinar técnicas que podem deixar o sexo mais prazeroso e diferente. Técnicas de massagem tântrica para preliminares, por exemplo, podem estimular ambos os parceiros e fazê-los alcançar o orgasmo com mais facilidade. Além disso, no âmbito emocional, permite que o casal possa compartilhar a energia sexual entre si, estreitando os laços de afeto e cumplicidade. Isto é um fator positivo, pois também auxilia na convivência, na confiança um pelo outro e a abertura para cada um expor o que possa estar incomodando na vida sexual. É um processo de conectividade da relação à dois, que juntos podem utilizar a criatividade e criarem métodos que estimulem o desejo sexual e também permita momentos agradáveis de prazer.

Se gostou deste texto, compartilhe com seus amigos. Se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre este ou outros assuntos relacionados à sexualidade e práticas do Tantra, deixe nos comentários. Ficaremos muito felizes com seu contato!

12 visualizações

Siga-me nas redes sociais

  • YouTube ícone social
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

2018 Escola de Tantra

Rua Coronel Melo de Oliveira 453 - Pompéia - São Paulo    Fone: (11) 94701 3437